Paróquia realiza Via Sacra durante tempo quaresmal

Participe da Via Sacra pelas ruas e casas em nosso bairro! Toda sexta-feira da Quaresma, que neste ano vai até o dia 28/03, às 17h30, começando sempre na antiga Igreja Matriz (Estrada Municipal, 622 – Pq. Mikail – Guarulhos).

A primeira Via Sacra aconteceu na Rua Ananias Ferreira de Oliveira – Pq. Mikail, no dia 20/02/2015, e foi presidida pelo Pe. Marcos José, que foi acompanhado por fiéis e passaram por algumas das casas rezando e meditando as estações que lembram o caminho de Jesus até o Calvário.

Realizada normalmente durante a Semana Santa e nas sextas-feiras do período da Quaresma, a via-sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Jesus Cristo. Durante a cerimônia, enquanto o sacerdote lê trechos dos Evangelhos, os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus.

Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI.

Existem variações para a realização do ritual. Em algumas paróquias, em vez de os fiéis contemplarem imagens, eles assistem a encenações, como num teatro, que dão vida aos eventos. Seja como for, o objetivo é um só: valorizar as ações de Cristo e reconhecer a presença de Deus mesmo na dor e no sofrimento.

Fonte: Wiki Canção Nova

 

Confira as fotos abaixo ou clique aqui para ver o álbum no Flickr.

Fotos: Leandro Rocha (paroquiano da Igreja Matriz)
Texto: Max Diniz (Pastoral da Comunicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *