↑ Voltar para A Padroeira

Imprimir Página

Oração e Novena

ORAÇÃO À SANTA LUZIA

“A Protetora dos nossos Olhos”
Festa 13 de Dezembro. Comemora-se todo dia 13.

Santa Luzia, consagrada a Deus com voto de castidade,
enfrentastes com fortaleza quem tentava violar este voto.
Não aceitastes de forma alguma adorar falsos deuses
e, por isso, fostes martirizada.
Alcançai-me de Deus a firmeza em meus bons propósitos.
Protegei-me contra todo mal dos olhos.
(Peça agora à Santa Luzia, a proteção dos seus olhos).
Fazei que eu use da minha vista, somente para olhar
o mundo e as pessoas com caridade e otimismo.
Pela vossa poderosa intercessão, alcançai-me
a força de superar qualquer contrariedade,
principalmente, a que estou passando agora
(Diga a Santa Luzia todos os seus problemas),
mantendo viva minha fé em
Jesus Cristo, nosso único Senhor.
Ele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo,
por todos os séculos e séculos…
Amém.

NOVENA À SANTA LUZIA

Primeiro dia
Lembremos o Nascimento do Menino Jesus, onde Deus vendo como se encontrava seu povo, envia seu Filho Jesus para nos salvar. (Lc 2, 7) Que possamos aprender com o Menino Jesus à olhar o mundo como uma criança, sem maldade, com pureza, alegria e inocência.

Oração

Ó Santa Luzia, que deixastes que os vossos olhos fossem arrancados antes de negar a fé. Gloriosa Santa Luzia, cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a negar Jesus. E Deus com um milagre extraordinário vos devolveu outros olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé. Protetora das doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais as minhas vistas e cureis as doenças dos meus olhos. Poderosa Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação, e de nossas vidas. Conservai também os olhos de minha alma, da minha fé, pela qual eu posso seguir o caminho do meu Deus e aprender os seus ensinamentos. Santa Luzia, protegei os meus olhos, conservai a minha fé e interceda junto a Deus pela minha cura. Santa Luzia, rogai por nós;

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Segundo Dia
Jesus no Templo vê e conversa com os doutores da lei para que observem os ensinamentos de Deus. (Lc 2, 46) É obrigação aprender a respeitar, olhar e cumprir os Mandamentos de Deus.

(Rezar a Oração)

Terceiro Dia
Jesus vê a discriminação e a tentativa de apedrejamento da mulher pecadora que fora apanhada em adultério, e intervêm dizendo: “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra.” Que Jesus permita que, ao olharmos para dentro de nós mesmos, saibamos nos afastar do pecado, seguindo o caminho da verdade e da vida, e olhando a atitude de Jesus possamos ser mais solidários uns com os outros. (Jo 8, 1-11)

(Rezar a Oração)

Quarto Dia
Jesus o Filho de Deus, um Homem que tinha poder, vê a persistência daqueles cegos em procura-lo e os cura. (mt 20, 29-34) (Mc 10,51-52) (Lc 18,42-43) Que Jesus não cure só os nossos males físicos, mas cure principalmente nossos olhos, para que vejamos todos e a tudo com o Olhar de Cristo, com mansidão, pureza, nos afastando das malícias, tentações e maldades.

(Rezar a Oração)

Quinto Dia
Na noite da Santa Ceia, Jesus parte o pão e distribui junto com o vinho a seus discípulos, mostrando-lhes que agora é Seu Corpo e Sangue. Nesta mesma noite Jesus vendo com Olhos do Coração sabia que seria traído e quem o trairia, mesmo assim cumpriu-se a vontade do Pai. (Lc 22, 1-23)

(Rezar a Oração)

Sexto Dia

Ao olharmos a Consagração na Santa Missa, nos lembramos do instante em que os discípulos acompanharam Jesus. Que Ele nos acompanhe a todo o momento, peçamos a Jesus que nos ensine a olhar as pessoas, as coisas com olhos do coração para obtermos discernimento para nossos atos.

(Rezar a Oração)

Sétimo Dia
Jesus já crucificado, dando sua vida para nos salvar, vê sua Mãe Maria junto de seu discípulo João, e diz: “Mulher eis seu Filho, Filho eis sua Mãe”; assim mostra-nos que Ele nos deixou uma Mãe e que hoje intercede por nós junto de seu Filho. (Jo 19, 25-27)

(Rezar a Oração)

Oitavo Dia
Lembremos das palavras de Jesus, e olhemos com mais atenção e carinho por nossas mães, pelas mães abandonadas, as mães que por algum motivo estão nos asilos, por nossos irmãos;

(Rezar a Oração)

Nono Dia
O guarda romano (Centurião) aos pés da cruz, olha Jesus já crucificado e morto, quando já expirou e diz: “Ele é realmente o Filho de Deus, …, era Justo”;

(Rezar a Oração)

Oração dos Santos Olhos

Senhor Jesus, que a tudo vê: Nada se esconde ao Vosso Olhar: livra-nos de todos os males e não permita cairmos nas adversidades; Com Vossos Santos Olhos conduzam nossa visão, afastando-a da tentação, cobiça, inveja e ganância; Permita vermos o caminho da Verdade, a Luz da Vida, a vermos Vossa Face no rosto de cada irmão; Ensina-nos a olhar o que é reto, límpido, transparente; Use de nossos olhos, para enxergarmos como a Ti Senhor; o belo com profundidade, com bondade; a ter Senhor um olhar manso, sereno, humilde e que possamos ver ao irmão com respeito e sermos servos para o próximo; abençoa Senhor Jesus, todo nosso olhar, até a hora de nossa morte. Amém!
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Jesus, obrigado. Jesus, proteja nossa visão. Jesus, mostra-nos a Verdade. Jesus, conduza nosso olhar. Jesus, ensina-nos a amar.

Link permanente para este artigo: http://santaluziamikail.com/site/a-paroquia/a-padroeira/oracao-e-novena/